Como Adotar ? 

      Esta é a pergunta que mais recebemos aqui pelo site ou pela nossa página no Facebook, então elaboramos uma foram bem fácil para que todos possam entender o processo que tem que passar para conseguir uma adoção aqui no Brasil.

 

Estes dados são daqui de Florianópolis, mas acreditamos que não deve mudar muito em todo o Brasil, por isso é interessante que sempre olhe como funciona aí na sua região.

 

  • Primeiro passo: entrar no site do Tribunal de Justiça da sua região, e procurar pelo CUIDA - Cadastro Unico Informatizado de Adoção e abrigo, aqui é: http://cgj.tjsc.jus.br/ceja/cuida.htm ali você consegue saber os documentos necessários levar até o Tribunal de Justiça, são muitos, mas uma parte deles você consegue tirar no próprio site como as certidões negativas e certidão de antecedentes crimiais. Ali também consta o modelo de requerimento. Tudo muito fácil e intuitivo.

 

  • Segundo passo: após a entrega dos documentos no tribunal, o setor de adoção irá marcar uma entrevista, as vezes pode acontecer de ser no mesmo momento da entrega da documentação, e ali é esclarecido dúvidas, falado como funciona a adoçaõ, fazem algumas perguntas e também te entrega uma ficha onde você preenche alguns dados e também é onde você pode colocar o perfil da criança que pretende adotar, características físicas, idade, sexo etc.,  isso pode ser mudado ao longo do processo, mas esta é uma primeira avaliação. Ali você entregará todos os documentos e é só aguardar.

 

  • Terceiro passo: este processo demora um pouco a chegar, tudo vai depender da sua região, mas esta etapa é um curso preparatório que agora é obrigatório, são geralmente 4 encontros, uma vez por semana, e é muito interessante, pois você fica conhecendo na realidade como tudo funciona, conhece outros pretendentes e mais uma chance de tirar todas as dúvidas. Ao final recebe um certificado de conclusão. A partir daí é que você começará de fato seu processo.

 

  • Quarto passo: Você será chamado por uma equipe de psicólogos e assistentes social para uma entrevista mais a fundo, é um momento tranquilo, mas extremamente importante para o processo.

 

  • Quinto passo: Uma pessoa da equipe irá até sua residencia para conhecer e ver se há condições de receber uma criança, algo tranquilo e sem mistério algum.

 

  • Sexto passo: Após esta visita, uma pessoa da equipe, normalmente uma assistente social, irá fazer um relatório sobre tudo o que ela viu e conversou com você e mandará para a avaliação da juíza ou juíz responsável da sua região, este fará a avaliação e dará a sentença favorável ou não.

 

  • Sétimo passo: Agora fiquem tranquilos e relaxados aguardando seu futuro filho ou filha.

 

O tempo de espera vai variar muito, naõ tem como dizer a média de prazo, pois vai depender da sua região, das características da criança escolhida e da demanda.

 

Mas mesmo com todo o tempo de aguardo será sempre um prazer quando você conhecer aquele rostinho que será seu filho (a) pra sempre. 

 

Boa sorte!!!

 

 

Entre em contato: 

E-MAIL:

(48) 3206-9519
(48) 9.8805-1644

ENDEREÇO:

Rua Água Marinha, 88 - Ingleses Norte

Florianópolis - SC, 88058-204