Projetos 

1

Minha Infância Fotografada

 

Descrição: Fotografar os diversos momentos vivenciados pelas crianças no período de acolhimento.
 

Principais Resultados: Organizar os registros individuais de cada criança de modo a preservar sua história de vida. São preparados álbuns com as fotos que são levadas consigo no momento do desacolhimento.

O Registro dos momentos do cotidiano é feito pelas cuidadoras e voluntárias. Nas festas de aniversário e natal as imagens são capturadas por Carlos Eduardo Silva do Estúdio Digital Fotografias nosso parceiro neste projeto.

2

Passear é Alegria

Descrição: Proporcionar momentos de alegria e diversão de forma tranquila e segura, através de passeios, buscando a convivência comunitária e o conhecimento cultural.

Além das cuidadoras e Equipe Técnica participam do Projeto um grupo de voluntários. Sendo um adulto por Criança em cada passeio, mais um fotógrafo para registrar esse momento, além de motorista e uma técnica de apoio.

Principais Resultados: Proporcionar às crianças acolhidas a convivência comunitária e momentos lúdicos, sob supervisão da cuidadora.

3

A Hora da Leitura

 

Descrição: Promover momentos de contação de histórias, de forma lúdica, criativa e afetuosa.

Principais Resultados: Introduzir na rotina da criança a atividade lúdica através da contação de histórias infantis. O Projeto pode ainda contribuir para o melhor desenvolvimento da oralidade e escrita, além da promoção de crescimento pessoal (autoconhecimento).

4

Minha Festinha de Aniversário

 

Descrição: Realizar as festinhas de aniversários das crianças acolhidas.  

Principais Resultados: é proporcionar um aniversário especial e fazer com que as crianças continuem celebrando sua vida, com momentos lúdicos e de confraternização, além de proporcionar o convívio comunitário.

Este projeto é coordenado pela equipe técnica da Casa Lar e é executado pelo Grupo Escoteiro do Ar Hercílio Luz,  que organizam a festinha, desde convites, decoração, alimentação, até a limpeza do local após a festa.

5
5

Alimento com Carinho

 

​Descrição: Organizar momentos para que os voluntários e cuidadoras possam auxiliar na alimentação das crianças, aproveitamos as cores e estruturas do alimento como elemento pedagógico. 

Principais Resultados: Com supervisão de uma nutricionista alimentos são oferecidos às crianças pelas cuidadoras e voluntárias

6

Padrinhos da Casa Lar

 

​Descrição: Observando que alguns voluntários desejavam fazer doações diretamente para as crianças, a Casa Lar separou esses doadores para este projeto. Desta forma, cada vez que uma Criança tem uma necessidade ou qualquer objeto de uso pessoal, a coordenadora do Projeto aciona um dos Padrinhos da Casa Lar. 

 

Principais Resultados:  A partir desse projeto são levantados as necessidades de renovação de enxoval para as Crianças e para a Casa, que precisam ser renovados periodicamente.

7

A Hora de Brincar

​Descrição: Organizar momentos em que as crianças possam brincar e se divertir de maneira segura e criativa.

 

Principais Resultados: Proporcionar momentos em que as crianças brinquem não só com os brinquedos, mas também com brincadeiras infantis, tanto na área interna como na área externa da Casa Lar, utilizando também o parque.  

 

Observamos melhor desenvolvimento psicomotor, autonomia, contato com o lúdico/simbólico, crescimento pessoal, cooperatividade e liberdade geral.

8

Hoje é Dia de Visita

 

 

Descrição: Permitir que as crianças, que não podem receber visitas dos familiares por determinação judicial, recebam alguém especial neste dia.

Convidamos um voluntário para se dedicar exclusivamente a este projeto, de modo que só possam vir na Casa Lar nos dias de visitas, como acontece com as crianças que recebem visitas de seus familiares, e assim garantir a igualdade para todos. O Projeto tem sido um sucesso desde então, vemos cada dia a formação de vínculos saudáveis e construtivos entre as crianças e seus voluntários. Emocionante para quem participa e quem observa.

9

Peixinho Feliz

 

O projeto Peixinho Feliz procura aproximar as crianças acolhidas na Casa a natação como esporte. Incentiva a confiança, o conhecimento ao seu corpo, o contato social com outras pessoas, estimula a independência e o aproxima de noções de responsabilidade. 

 

A natação consiste em um esporte completo que movimenta todos os músculos e melhora as condições gerais das crianças, principalmente no que diz respeito à problemas de trato respiratório; que também é comum em bebês prematuros.

IMPORTANTE!

​VOCÊ PODE FAZER PARTE COMO VOLUNTÁRIO EM UM DESTES PROJETOS ACIMA

CONTATOS:

ENDEREÇO:

Rua Água Marinha, 88 - Ingleses Norte

Florianópolis - SC, 88058-204

TELEFONE:

(48) 3206-9519
(48) 9.8805-1644

E-MAIL:

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now